Detalhes

Adicionado por em 2013-12-29

No quinto episódio do programa Triângulo das Geraes (Quarta Temporada), o depoimento do artista plástico Paulo Virgílio, mais conhecido como Grilo, que vive em Conceição do Mato Dentro.
Vindo de Belo Horizonte, ele aos poucos incorporou os traços da cultura do interior de Minas Gerais ao seu trabalho artístico. Nessa conversa, conta como foi sua migração de uma temática urbana para retratar mais a vida do interior do Brasil. Algumas de suas obras, produzidas em grandes proporções, podem ser vistas pela cidade.
Na segunda parte, estudantes que moram em Ouro Preto falam sobre a responsabilidade de preservar os casarões coloniais que abrigam as tradicionais repúblicas. Uma das entrevistadas foi Rachel Campos, aluna do curso de Arquitetura, que abordou a importância dos estudantes entenderem melhor os aspectos envolvidos na preservação do patrimônio público.
O advogado André Lana explicou a questão da propriedade das casas, que pertencem à Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e fazem parte do patrimônio histórico. Ele lista direitos e deveres dos estudantes para ocuparem as casas. O estudante Victor Schettini, do curso de Direito, fala sobre seus primeiros impactos ao chegar na cidade e as orientações recebidas ao chegar.
O Triângulo das Geraes é incentivado pela Lei de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e patrocinado pelo Grupo Algar.

Deixe um Comentário